O que o Balão Intraaórtico?
O que é o balão intraaórtico(BIA)?
É um dispositivo que auxilia a função do coração. É composto por uma cateter e um console.
Como são os cateteres de BIA?
Os cateters são descartáveis, e tem um balão que é inflável na ponta. É preenchido de gás hélio e volumes de 2,5ml a 40 ml, confome a altura do paciente.
E para que serve o console?
O console é o “ cérebro” do sistema. È composto de hardware e software protegidos, que propiciam o estabelecimento da melhor terapia para cada tipo de paciente.
E qual o impacto do BIA?
Em média pode representar a te 20% do débito cardíaco do paciente. Tem uma série de funções na hemodinâmica(o que envolve o funcionamento do sistema cardiovascular), facilitando a perfusão(fluxo de sangue) da artérias coronárias e melhorando a dinâmica geral do coração.
Quando utilizamos?
Cirurgias de RM-revascularização do miocárdio, cirurgias de reoperação, na dificuldade em sair de CEC, quando a função do coração é ruim, quando o risco de infarto do miocárdio é alto, na recuperação de um infarto do miocárdio, portadores de dor anginosa intratável, etc
(vide Informações ao Paciente & Família- O que é Circulação Extra-Corpórea).
Como se passa um BIA?
O cateter de BIA geralmente é passado pela artéria femoral comum ao nível da virilha. Pode ser feito sem dor, apenas com anestesia local.
Quais os riscos do BIA?
Complicações arteriais: lesão da artéria femoral, trombose, obstrução, dissecção de aorta, embolia gasosa, perfuração arterial, perda do membro, etc.
Quanto tempo pode ser utilizado o BIA?
Pelo tempo necessário de recuperação do paciente, e caso não esteja comprometendo a circulação de sangue para o membro no qual esteja inserido.