Memorial
1. Desenvolvimento acadêmico
1.1. Formação acadêmica
Iniciou no curso de Medicina, aos 17 anos de idade na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) em 1991, através de concurso público.
No ano de 1992, participou do curso de Adestramento Básico e Técnicas Utilizadas em Animais de Laboratório na EBMSP, no qual tornou-se monitor pelo período de um ano. Neste curso, o aluno era direcionado aos princípios éticos da experimentação em laboratório, manipulação e biosegurança. Nesta fase inicial do curso de Medicina o aluno era introduzido aos aspectos básicos dos métodos de experimentação com animais de laboratório e tinham oportunidade de iniciação em projetos de pesquisa experimental.
Entre 1993 e 1994, passou a ser bolsista (bolsa plena) no então fundado laboratório de Informática em Pesquisa – Programa de Fundamentos em Cirurgia, Anestesiologia e Cirurgia Experimental, cujo orientador o Professor Titular Celso Luis Santiago Figuerôa. Nesta ocasião desenvolveu projetos assistenciais que culminaram na “informatização” desta Disciplina e posteriormente do Setor Administrativo da EBMSP.
Nesta ocasião, trabalhou com metodologia em pesquisa experimental, auxiliou a organizar o banco de dados das pesquisas em desenvolvimento, assim como auxiliou nos projetos experimentais em andamento, totalizando carga horária de 1440 horas. Recebeu informações valiosas que participaram da iniciação científica do mesmo.
No ano de 1994, foi aprovado em primeiro colocado na Monitoria de Cirurgia Experimental, disciplina do curso de Medicina da EBMSP que tinha o objetivo de desenvolver habilitação do estudante para lidar com animais de laboratório de pequeno porte. Exerceu a monitoria pelo período de um ano.
Durante as férias escolares de 1994, desenvolveu projetos de pesquisa no laboratório de Cirurgia Experimental da disciplina de Fundamentos em Cirurgia, Anestesiologia e Cirurgia Experimental. O trabalho cuja co-autoria foi “Modelo Experimental de Obstrução Ureteral em Ratos.”, ganhou prêmio de melhor trabalho apresentado no II Fórum de Iniciação em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP em agosto de 1994.
Nesse mesmo Fórum o trabalho de autoria “Modelo de Aparelho de Ventilação Mecânica em Ratos.” foi citado entre os 10 melhores trabalhos como Mérito Científico. Neste projeto experimental, houve aquisição de conhecimentos do método científico através do desenvolvimento de projeto experimental, cujo desenho tinha grupo de intervenção e grupo controle. O desenho do estudo, cálculo de amostragem, cronograma, conclusão, análise estatística e elaboração do artigo foi feita sob supervisão e monitoramento dos professores da disciplina.
Outros trabalhos foram também mencionados como Mérito Científico, nessa ocasião, destes com participação em um como autor, “Modelo Experimental de Drenagem Ventrículo Peritoneal em Ratos”, e como co-autor dos demais: “Modelo Experimental de Nefrectomia, Esplenectomia, Gastrostomia, Enteroanastomose, Traqueostomia e Dissecção Artério-venosa em Ratos”.
No ano de 1994, foi aprovado em primeiro colocado na Monitoria de Primeiros Socorros, disciplina do então fundado curso de Fisioterapia da EBMSP que tinha o objetivo de promover cuidados iniciais em Emergências Médicas. Exerceu a monitoria, através de aulas teórico-práticas, pelo período de um ano.
No ano de 1994, foi aprovado em primeiro colocado no Estágio de Primeiro Semestre em Terapia Intensiva no Hospital Português. Subsequentemente, foi aprovado em primeiro colocado no Estágio de Segundo Semestre em Terapia Intensiva no Hospital Português(HP) totalizando carga horária de 624 horas. Nesse, teve oportunidade de acompanhar atividades assistenciais em caráter de plantão e sessões científicas, totalizando carga horária de 560 horas. Apresentou relato de caso, no VII Congresso da Sociedade Panamericana de Trauma, “Pseudoaneurisma de ventrículo esquerdo pós-trauma torácico”. Complementou formação na área de Terapia Intensiva em estágio voluntário no Hospital Geral Roberto Santos entre os períodos de 1994 e 1996 totalizando carga horária de 1152 horas.
No ano de 1994, escreveu a monografia “Uso de solução hipertônica de NaCl a 7,5% no choque hemorrágico.” apresentada na disciplina de Clínica Médica, para conclusão do semestre, e foi arquivada nos anais de monografias da EBMSP.
No ano de 1995, foi aprovado em primeiro colocado (entre 330 candidatos) no Estágio Curricular de Emergências Médicas, disciplina de internato de quinto ano, no Hospital Geral do Estado, participando de atividades assistenciais e sessões científicas pelo período de um ano.
No ano de 1996, foi aprovado em primeiro colocado (entre 121 candidatos) para Internato em Clínica Médica no Hospital Santo Antônio, e em primeiro colocado(entre 80 candidatos) para Internato em Clínica Cirúrgica no Hospital Manoel Victorino, optando por este, participando de atividades assistenciais, sessões científicas (discussão de artigos) e estudo-dirigido em sessões semanais. Nesta ocasião, auxiliou a organizar o banco de dados do serviço, culminando na apresentação da casuística do mesmo, em trabalho como co-autor “Avaliação do tratamento cirúrgico das hérnias inguinais em hospital geral com programa de Residência Médica”, no XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia.
Obteve graduação em Medicina pela EBMSP em dezembro de 1996.
1.2. Pós-graduação latu senso
Em janeiro de 1997, foi aprovado em primeiro colocado no Concurso Unificado do Estado da Bahia para Residência Médica em Cirurgia Geral.
No mesmo ano, foi aprovado no Concurso para Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital São Rafael de Salvador/BA e na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Analogicamente, foi aprovado no Concurso para Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, optando por este.
Entre fevereiro de 1997 e fevereiro de 1999, fez Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), totalizando carga horária de 2800 horas. Programa credenciado pelo MEC, sendo bolsista pela FUNDAP e pela Fundação da Faculdade de Medicina-USP.
No ano de 1998, participou do curso Advanced Trauma Life Support (ATLS), para residentes do HC-FMUSP, do American College of Surgeons (ACS), que consta como pré-requisito curricular obrigatório do residente de segundo ano de Cirurgia Geral, neste foi indicado para instrutor.
Nas férias de agosto de 1998, foi médico-observador no Laboratório de Farmacologia Cardiovascular, Hospital da Basiléia (Basiléia-Suiça), cujo orientador o Phd Christian Zaugg, pelo período de 2 semanas. Nesta ocasião, teve oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de projeto de pesquisa experimental com marcadores moleculares em modelo de coração isolado.
Em novembro de 1998, participou do curso para Instrutor do ATLS, que versou aspectos didáticos, metodológicos e comportamentais que envolve a docência. Trata-se de curso de imersão com carga horária de 20 horas, cujo processo pedagógico-didático baseia-se em estações práticas, aulas teóricas, simulações cirúrgicas em cães e simulações com manequins humanos. Para obtenção de participação e efetivação do curso, o aluno é avaliado pelos instrutores, através de questionários objetivos durante todas as atividades, prova teórica, prova prática e deverá atingir um percentual mínimo de 70%.
Entre fevereiro de 1999 e fevereiro de 2002, aprovado em concurso, fez Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular no Instituto do Coração (InCor) HC-FMUSP, totalizando carga horária de 4200 horas. Programa credenciado pelo MEC, sendo bolsista pela FUNDAP, pela Fundação da Faculdade de Medicina-USP e pela Fundação Zerbini.
Durante o período de Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Cardiovascular(1998-2000) foi domiciliado no Prédio da Moradia dos Médicos Residentes do HC-FMUSP, dentro do complexo do HC.
1.3. Pós-graduação stricto senso
Em janeiro de 2002, iniciou curso de Pós-graduação, Doutorado direto, com área de concentração em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Inicialmente o orientador foi o Prof. Dr. Sergio Almeida de Oliveira (Professor Titular da disciplina) e posteriormente, até a conclusão, o Prof. Dr. Luiz Boro Puig.
As disciplinas de pós-graduação foram dirigidas para Metodologia Científica e Bioestatística, áreas de distinto interesse pessoal.
No ano de 2002, cursou a Disciplina: Tipos de Estudos Epidemiológicos (MPR5728-3/2) de 8 créditos (obteve 100% de presença e conceito B). Apresentou, como voluntário, o Seminário de Ensaio Clínico Aleatorizado.
Neste mesmo ano, cursou a Disciplina: Bases do método e da Elaboração do trabalho científico (MCP5806-1/4) de 4 créditos (obteve 100% presença e conceito A). Participou de seminário: elaborou desenho de estudo tipo caso-controle.
No ano de 2003, cursou a Disciplina: Pedagogia Médica e Didática especial (MCG5825-2/4) de 4 créditos (obteve 88% de presença e conceito B). Elaborou projeto didático de curso para pós-graduação em Geriatria: “Pré-operatório em pacientes geriátricos”.
No mesmo ano, cursou a Disciplina: Análise de dados e Bioestatística aplicadas a pesquisa em cirurgia torácica e cardiovascular (MCP5827-1/1) de 4 créditos (obteve 100% de presença e conceito A).
No mesmo ano, cursou a Disciplina: Estatística não paramétrica na Faculdade de Saúde Pública-USP de 4 créditos (obteve 100% de presença e conceito B). Participou dos seminários:
Seminário 1- Análise da estatística do estudo: Fleck MPA, Lima AFBS, et al. Associação entre sintomas depressivos e funcionamento social em cuidados primários à saúde. Rev de Saúde Pública 2002;36(4):431-8.
Seminário 2- Análise da estatística, desenho e método do estudo: Maltz M, Silva BB. Relação entre cárie, gengivite e fluorose e nível socioeconômico em escolares. Rev de Saúde Pública 2001;35(2):170-6.
Seminário 3- Análise da estatística, desenho e método do estudo: Martino MMF. Estudo comparativo de padrões de sono em trabalhadores de enfermagem dos turnos diurno e noturno. Rev Panam Salud Publica 2002;12(2):95-100.
No mesmo ano, cursou a Disciplina: Desenvolvimento e avaliação dos substitutos valvares (MCP5781-2/2) de 2 créditos (obteve 100% de presença e conceito A). Apresentou em seminário:
“Análise crítica dos resultados imediatos e tardios dos substitutos valvares- Metanálise”.
No mesmo ano, cursou a Disciplina: Bases anatômicas e fisiológicas da correção cirúrgica do remodelamento ventricular na insuficiência cardíaca (MCP5821-1/1) de 2 créditos (obteve 100% de presença e conceito A). Apresentou em seminário:
“Métodos de remodelamento por reconstrução interna”.
No ano de 2004, participou do Third European Society of Thoracic Surgeons and European Association for Cardio-Thoracic Surgery Joint Meeting, em Leipzig/Alemanha, no qual o trabalho foi apresentado oralmente, deste parte do material da tese: “Remodeling of bilateral internal thoracic artery : analysis of coronary area as a new quantitative angiographic factor”. Neste, 322 foram selecionados entre mais de 1400 resumos. A Fundação Zerbini custeou o ônus da viagem, como incentivo aos pós-graduandos em apresentação de material de tese no estrangeiro.
No ano de 2005, enviou parte do material de tese: “Remodelamento da artéria torácica interna direita analisado através da área coronariana.” submetido como artigo original à Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e encontra-se no prelo.
Em fevereiro de 2006, defendeu Tese Doutorado: “Remodelamento tardio da artéria torácica interna bilateral na revascularização do miocárdio: influência do leito coronariano esquerdo”, obtendo o título de Doutor em Ciências. Como aquisição de informação durante a pós-graduação passou a estudar métodos estatísticos paramétricos, não paramétricos e modelos de regressão. Vem utilizando os pacotes estatísticos GraphPrism, SPSS e StatsDirect. Sob supervisão do Prof. Dr. Luis Felipe Moreira, fez todas as análises estatísticas no que concerne a Tese: análise univariada, teste de concordância interobservador de Bland-Altmann e regressão linear múltipla.
2. Atividades didáticas pós-graduação
2.1 Coordenador do ATLS desde dezembro de 2003. Exerce atividades didático-pedagógicas em relação ao corpo discente, manequins humanos, enfermeiros e instrutores.
2.2 Diretor do ATLS desde junho de 2004. Exerce atividades didático-pedagógicas em relação ao corpo discente, manequins humanos, enfermeiros, instrutores e coordenador. Tem atribuições pedagógicas de identificação e orientação de alunos com dificuldade de aprendizagem. Assim como representa liderança no capítulo brasileiro do ATLS.
2.3 Aulas ministradas no Curso de Especialização em Perfusão. Tema: Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso Central; Rins e metabolismo, etc. Escola Paulista de Medicina/ UF de São Paulo. Período: 25 de abril de 2000/ 20 de março de 2001/ 13 de março de 2002. Carga horária: 8 horas.
2.4 Aula ministrada no Curso de Especialização em Perfusão. Tema: Proteção Miocárdica e Hemofiltração. Escola Paulista de Medicina/ UF de São Paulo. Período: 27 de junho 2002. Carga horária: 2 horas.
2.5. Retorna a morar em Salvador/ BA em fevereiro de 2004. No anos de 2004 e 2005 foi convidado a participar de alguns eventos científicos: Aula ministrada, Revascularização do Miocárdio, no Programa de quartas científicas do Curso de Fisioterapia e Ciências Agrárias e da Saúde- UNIME, BA, abril 2005. Palestra ministrada na sessão “ Como eu faço”, Preparo de enxertos arteriais para RM”, no XVII Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, BA, junho 2005. Palestra ministrada, Aspectos gerais da Cirurgia cardíaca e revascularização do miocárdio. I Congresso Baiano Interdisciplinar de Educação em Saúde, BA, julho 2005. Palestra ministrada,Choque Cardiogênico. I Congresso Baiano Interdisciplinar de Educação em Saúde, BA, julho 2005. Palestra ministrada,Novas expectativas em cardiopatias congênitas. II Congresso Baiano de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrico, BA, julho 2005. Professor do Curso de Monitorização Hemodinâmica Invasiva. II Congresso Baiano de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrico, BA, julho 2005. (Demais atividades enunciadas no CV-Lattes)
2.6. Organizou e dirigiu o Curso Básico de Balão Intraórtico da Bahia(I,II e III) nos anos de 2005, 2006 e 2007. Proferiu as aulas: Introdução ao curso; Anatomia do coração; Choque Cardiogênico I e II; Indicações e Contra-indicações ao BIA; Medicina Baseada em Eventos e BIA; Reposta Orgânica I; Resposta Orgânica II; Workshop de BIA Infantil Conhecendo o equipamento de BIA; Correção e discussão do pré-teste. Carga horária: 10 horas. Ba, nov 2005, 2006 e 2007. Nota: O processo pedagógico implementado utilizou a realização de um pré-teste de 10 questões ao início do curso. Subsequentemente, as questões foram resolvidas durante cada exposição. Ao término das atividades, os pré-testes foram devolvidos e as questões foram novamente discutidas.
3. Atividades assistenciais e Pesquisa clínica
3.1. Durante o período de 2000 a 2004 exerceu atividades assistenciais em Cirurgia Cardiovascular e Terapia Intensiva no Hospital Bandeirantes em São Paulo/SP. Neste período desenvolveu atividades de pesquisa clínica que resultaram em 12 trabalhos apresentados em Congresso e uma publicação internacional. Note-se que os trabalhos agregam profissionais de áreas de atuação distintas (Enfermagem/ Terapia Intensiva/ Anestesiologia e Cirurgia Cardiovascular). Houve o apoio incondicional do Prof. Dr. José Ernesto Succi(professor da EPM e chefe do Serviço de CCV), no sentido de incentivar a mobilização de atividades científicas em serviço de caráter privado.
Em 2003 prestou prova para Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular sendo aprovado em primeira instância, realizando prova escrita, prova oral e atividade cirúrgica(Revascularização Miocárdica com enxertos arteriais com auxílio de CEC), acompanhado e aprovado com distinção técnica pelo Prof. Dr. Pablo Pomerantzef (Professor do Departamento de Cirurgia Torácica e Cardiovascular- InCor do HC-FMUSP) em São Paulo/SP.
3.2 Retornou para Salvador/Bahia em fevereiro/2004, prestando atividades assistenciais em Cirurgia Cardiovascular no Hospital Santa Isabel, Hospital São Rafael e Hospital Aliança.
3.3 Iniciou em 2006 como sócio-fundador o NASCI- Núcleo de Assistência Cardiovascular Integrado LTDA, trata-se de uma empresa prestadora de serviços médicos. Atende ao Hospital Ana Nery, desde agosto/2006 em atividades assistenciais (cirurgias, visitas médicas, emergências e reunião semanal de casos) exclusivamente na área de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica e Estimulação Cardíaca Artificial Pediátrica. Atende ao Hospital Santa Isabel e Hospital São Rafael em atividades assistenciais em Cirurgia Cardiovascular Geral/ Pediátrica e Estimulação Cardíaca Artificial desde 2004.
Durante este período tentou agregar valores de áreas distintas de saúde. Para tanto, uma série de trabalhos serão abaixo relacionados, com mobilização de áreas médicas afins com foco em Cirurgia Cardiovascular. A utilização de ferramentas de Metodologia Científica propiciaram análise criteriosa da exeqüibilidade (cálculo amostral/ poder do estudo) e cronograma de realização:
1. Rocha, B.C.; Succi, J.E.; Dauar, R.B.; Kiyose, A.T.; Puig, L.B.; Oliveira, S.A. Técnica de Dissecção da artéria epigástrica inferior para utilização em cirurgia de revascularização do miocárdio através de incisão cosmética suprapúbica. XXX Congresso Nacional de Cirurgia Cardíaca, Go, abril 2003.
Nota: Desenvolveu a técnica operatória que seria publicada no Annals of Thoracic Surgery neste mesmo ano.
2. Rocha BC, Puig LB, Oliveira Junior JL, Gaiotto FA, Pereira PG, Oliveira SA. A ÁREA CORONÁRIA REVASCULARIZADA É UM FATOR NO REMODELAMENTO ARTERIAL? –ANÁLISE DA ARTÉRIA TORÁCICA INTERNA DIREITA PELO SEIO TRANSVERSO COM ACOMPANHAMENTO MÉDIO DE 5 ANOS. XXX Congresso Nacional de Cirurgia Cardíaca, Goiânia, abril 2003.
Nota: Desenvolveu o projeto, de desenho transversal, utilizou modelo de regressão linear múltiplo para avaliar a variável de desfecho.
3. Rocha, BC; Abdulmassih, FG; Kiyose, AT; Dauar, RB; Malbouisson, LM; Succi, JE. ANÁLISE MUTIVARIADA DOS FATORES ANGIOGRÁFICOS E CIRÚRGICOS NO DESENVOLVIMENTO DE BLOQUEIO ATROVENTRICULAR TOTAL INTRAOPERATÓRIO – RM SEM CEC COM PONTE PARA CORONÁRIA DIREITA. XXX Congresso Nacional de Cirurgia Cardíaca, Goiânia, abril 2003.
Nota: Trata-se de estudo retrospectivo, no qual, a ferramenta estatística escolhida foi a Regressão Logística. O desfecho, presença de BAVT, foi analisado em relação as variáveis independentes na plataforma SPSS.
4. Dauar, RB; Rocha, BC; Abdulmassih, FG; Kiyose, AT; Succi, JE. SAFENECTOMIA MINIMAMENTE INVASIVA: SIMPLIFICAÇÃO DA TÉCNICA E RESULTADOS EM 145 PACIENTES. XXX Congresso Nacional de Cirurgia Cardíaca, Goiânia, abril 2003.
5. Batista MLA, Cauduro P, Abdulmasih F, Rocha BC, Gaiotto F, Lima JL. FATORES PREDISPONENTES A REINTUBAÇÃO PÓS CIRURGIA CARDÍACA. VIII Congresso Paulista de terapia Intensiva, SP, abril 2003
Nota: Estudo prospectivo baseado no banco de dados da UTI de pós-operatório em plataforma EPINFO.
6. Brito, MSV; Carmona, MJ; Auler Júnior, JAC; Rocha, BC; Malbouisson, LMS. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS HEMODINÂMICAS DA MANOBRA DE RECRUTAMENTO ALVEOLAR EM PACIENTES COM BAIXO DÉBITO CARDÍACO APÓS REVASCULARI-ZAÇÃO DO MIOCÁRDIO. IV Congresso Nordestino de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrico.
Nota: Estudo de intervenção em amostra extremamente selecionada e alta gravidade clínica.
7. Dauar, RB; Rocha, BC; Kyiose, AT; Abdulmassih, FG; Almeida, RCAF; Drager, M; Andrade, ELF; Succi. JE. ENSAIO-CLÍNICO ALEATORIZADO SOBRE DRENAGEM MEDIASTINAL E PLEURAL EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR ADULTO: COMPARAÇÃO ENTRE DRENO DE 1/4” E 3/8”. Congresso da Sociedade Paulista de Cirurgia Cardiovascular (SCCIVESP), Campos de Jordão/SP 2003.
Nota: Colaboramos com o desenho do estudo. Utlizando tabelas de números aleatórios para sorteio da intervenção, respeitando homogeneidade de elementos entre os grupos, devido a impossibilidade de cálculo de amostragem prévio.
8. Rocha, BC; Dauar, RB; Kyiose, AT; Abdulmassih, FG; Almeida, RCAF; Ferro, MPM, Susuki, ML; Novais, LSR; Gontijo, EC; Nakamatsu, B; Succi, JE. INFLUÊNCIA DO PRÉ-CONDICIONAMENTO ISQUÊMICO E DO PERFUSOR INTRACORONÁRIA SOBRE A FUNÇÃO VENTRICULAR ESQUERDA EM CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO SEM CEC: ENSAIO CLÍNICO ALEATORIZADO CONTROLADO – RESULTADOS INICIAIS. Congresso da Sociedade Paulista de Cirurgia Cardiovascular (SCCIVESP), Campos de Jordão/SP, 2003.
Nota: Colaboramos com o desenho do estudo, realização e análise estatística. Trata-se de ensaio clínico aleatorizado com quatro grupos de intervenção. Este projeto foi reavaliado pelo CEP, que sugeriu modificações pertinentes, relacionado a custos. Para tanto, conseguimos patrocínio da iniciativa privada.
9. Rocha, BC; Succi, JE; Abdulmassih, FG; Kiyose, AT; Dauar, RB; Batista, ML; Malbouisson. LM. ANÁLISE MUTIVARIADA DOS FATORES ANGIOGRÁFICOS E CIRÚRGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE BLOQUEIO ATRIOVENTRICULAR TOTAL NO INTRAOPERATÓRIO DE RM SEM CEC. Congresso Nacional de Cirurgia Cardiovascular 2003.
10. Rocha, BC; Puig, LB; Martinez Filho, EE; Cunha, CR; Pereira, PG; Ayala, EB; Oliveira, SA. REMODELAMENTO DA ARTÉRIA TORÁCICA INTERNA DIREITA ANALISADO ATRAVÉS DE NOVO MÉTODO ANGIOGRÁFICO QUANTITATIVO COM A ÁREA CORONARIANA. Congresso Nacional de Cirurgia Cardiovascular, 2003.
11. Ariano, R; Rocha, BC; Dauar, RB; Succi, JE; Arrabal, LH. AQUISIÇÃO DE TEMPO NA PASSAGEM DO BALÃO INTRAÓRTICO DE CONTRA-PULSAÇÃO NO CENTRO CIRÚRGICO. Congresso da SOCESP, 2004.
Nota: Trabalho idealizado e orientado por Rocha e realizado pela equipe de enfermagem que assina autoria.
12. Rocha, bc; Succi, JE; Dauar, RB; Kiyose, AT. VIDEO-ASSISTED HARVESTING OF THE INFERIOR EPIGASTRIC ARTERY. 7th Annual Scientific Meeting of the International Society for Minimally Invasive Cardiothoracic Surgery (ISMICS). Londres junho/2004.
Nota: A apresentação deste trabalho teve o patrocínio da iniciativa privada e do próprio Hospital Bandeirantes.