O Dia da Internação

Usualmente a internação no hospital ocorre na véspera do dia programado para a cirurgia. Vamos checar algumas coisas antes de sair de casa para o hospital:

1-A criança está bem?
Foram tomados os cuidados de preparação físicos e psicológicos conforme sua idade e grau de compreensão, calendário vacinal em dia?

2-A criança está doente?
Se apresentar febre, gripe, corrimento nasal, nos comunique imediatamente para reprogramar a cirurgia, e se necessário passar em avaliação médica.

3-Estão de posse de todos os exames?
Exames de sangue, de urina, fezes, Rx de tórax, Ecocardiograma e cateterismo cardíaco ou tomografia se possuir.

4-Estão em posse dos documentos?
Identidade ou Certidão de nascimento da criança e dos pais. Carteira do convênio (se houver), registro de doação do banco se sangue (depende do hospital).

5-Se a cirurgia for no mesmo dia da internação?
Jejum! O jejum é em média de 8 horas antes da cirurgia. Ele deve ser absoluto, para água e para as crianças que ainda mamam leite materno de até 4 horas antes da cirurgia.
Sabemos do imenso transtorno e angústia em lidar com o jejum de uma criança, mas estas orientações devem ser estritamente respeitadas pelos responsáveis pela criança. Quando não há previsão exata do horário da cirurgia optamos por manter o jejum e se necessário repor água/glicose e eletrólitos por via venosa (através de uma veia).

6-Hora de levar a criança ao Centro Cirúrgico
A criança receberá uma roupinha própria. Os pais ou responsáveis poderão acompanhar durante todo o translado. Sugiro aos pequeninos que fiquem no colo da mãe ou responsável. Temos a rotina de fazer medicação pré-anestésica ainda no colo da mãe ou responsável. Após a criança ficar “sonolenta” pedimos licença a família para encaminharmos a sala de cirurgia.

7-A espera…
É sempre muito longa a espera de quem fica e aguarda um filho ou parente ser operado. Pedimos que os pais ou responsáveis permaneçam no hospital durante a cirurgia. Lembre-se que a equipe está trabalhando pela vida de uma pessoa e, portanto, não tem como dar informações durante a cirurgia. Conversaremos ao fim da cirurgia.

8-Do Centro Cirúrgico a UTI…
A criança será transportada com todos os aparelhos do CC a UTI. A depender da cirurgia estará acordada ou sob anestesia geral. Neste momento, os pais ou responsáveis poderão vê-la. A partir daí seguiremos as rotinas da UTI de cada hospital. A criança ficará aos cuidados da equipe da UTI.