O que são correções cirúrgicas em etapas?
Tratamos basicamente de dois grupos:
1. As crianças que fizeram uma cirurgia paliativa e agora farão a cirurgia corretiva. Existe um intervalo entre as cirurgias que pode significar meses a anos. É muitíssimo importante reavaliação periódica com o(a) cardiopediatra para definirmos o momento da segunda cirurgia. Sugiro retorno comigo a cada 6 meses no intervalo das cirurgias.
2. As crianças que passaram por operações estagiadas:
Essas cirurgias são feitas ao longo dos primeiros anos de vida. São complementares, e são propositalmente intervaladas para dar ao organismo da criança a chance de se adaptar e se recuperar. O exemplo mais importante é o dos dois ou três tempos da correção tipo Fontan: cirurgia de Blalock-Taussig-Vivian (primeira), cirurgia de Glenn (segunda) e finalmente cirurgia de Fontan (terceira) ou simplesmente cirurgia de Glenn (primeira) e cirurgia de Fontan (segunda).
Estes nomes ou epônimos são comuns em cirurgia do coração e homenageiam os percussores médicos que propuseram estas cirurgias formidáveis. Se o seu filho(a) irá se submeter a alguma destas cirurgias posso explicá-las com o maior prazer.