O Dia da Internação

Usualmente a internação no hospital ocorre na véspera do dia programado para a cirurgia. Vamos checar algumas coisas antes de sair de casa para o hospital:

1-O paciente está bem?
Foi tomados os cuidados de preparação físicos e psicológicos.

2-O paciente está doente?
Se apresentar febre, gripe, corrimento nasal nos comuniquem imediatamente para reprogramar a cirurgia e se necessário passar em avaliação médica.

3-Estão de posse de todos os exames?
Exames de sangue, urina, fezes, Rx de tórax, Ecocardiograma e cateterismo cardíaco ou tomografia (se possuir levar o CD!).

4-Estão em posse dos documentos?
Identidade do paciente e responsável. Carteira do convênio(se houver), registro de doação do banco se sangue(depende do hospital).

5-Se a cirurgia for no mesmo dia da internação?
Jejum! O jejum é em média de 8 horas antes da cirurgia.
Sabemos do imenso transtorno e angústia em lidar com o jejum, mas esta medida é extremamente importante para a segurança do paciente. Quando não há previsão exata do horário da cirurgia optamos por manter o jejum e se necessário repor água/glicose e eletrólitos por via venosa(“pegando uma veia”).

6-Hora de levar o paciente ao Centro Cirúrgico
Na hora que precede a cirurgia a equipe de Enfermagem realizará a tricotomia(raspagem dos pêlos) nas regiões de acesso possíveis. Receberá uma roupa própria do hospital. Os familiares poderão acompanhar durante todo o translado. Temos a rotina de fazer medicação pré-anestésica conforme orientação do médico anestesiologista.

7-A espera….
É sempre muito longa a espera de quem fica e aguarda um parente ou amigo ser operado. Pedimos os responsáveis permaneçam no hospital durante a cirurgia. Lembre-se que a equipe está trabalhando pela vida de uma pessoa, e portanto não tem como dar informações durante a cirurgia. Conversaremos ao fim da cirurgia.

8-Do Centro Cirúrgico a UTI…
O paciente será transportado com todos os aparelhos do CC à UTI. A depender da cirurgia estará acordado ou sob anestesia geral. Neste momento, os responsáveis poderão vê-lo. A partir daí seguiremos as rotinas da UTI de cada hospital. O paciente ficará aos cuidados da equipe da UTI.