Cuidados de Pós-operatório
O pós-operatório inicia-se na sala de cirurgia. No entanto, aqui vamos focalizar os cuidados após a saída do hospital.
1-Manter rigorosamente as medicações prescritas a alta hospitalar
2-Ficar atento a possibilidade de acidentes doméstico triviais, como uma queda simples, principalmente com os idosos.
3-Cuidado com a ferida operatória. (vide Informações ao Paciente & Família- Cuidados com a ferida operatória)
4-Retomar as rotinas do lar paulatinamente e isto implica horários a serem cumpridos (refeições/exercícios/fisioterapia/dormir,etc).
5-Marcar retorno comigo após duas semanas da alta hospitalar (via telefone com a secretária).
6-Possibilidades que levam a uma avaliação precoce: alterações na ferida operatória(vide Informações ao Paciente & Família- Cuidados com a ferida operatória), febre, tosse persistente, cansaço, diminuição na quantidade de urina, irritabilidade persistente, desmaio/síncope ou qualquer queixa que julguem importante. Nesta ocasião, levar ao pronto-socorro do hospital que foi realizada a cirurgia e nos manter avisados. O médico(a) plantonista irá avaliar o paciente, solicitar exames se achar cabível, e definir se existe algo de errado com sua saúde e se será necessário internação. Lembro que as intercorrências clínicas serão acompanhadas pela equipe de Cardiologia.
7- Possibilidades que levam a uma avaliação precoce: alterações na ferida operatória (vide Informações ao Paciente & Família- Cuidados com a ferida operatória), febre, tosse persistente, cansaço, diminuição na quantidade de urina, irritabilidade persistente ou qualquer queixa da criança que os pais ou responsáveis julguem relevante. Nessa ocasião, levar ao pronto-socorro do hospital em que a cirurgia foi realizada, e nos manter avisados. O médico(a) irá avaliar a criança, solicitar exames se achar cabível, e definir se existe algo de errado com a saúde da criança e se será necessária a internação. Lembrando que as intercorrências clínicas serão acompanhadas pela equipe de Cardiopediatria e Pediatria.