Cirurgia de Aorta

Aneurismas, Dissecção de Aorta & Coarctação de Aorta no Adulto

O que é a aorta?
A aorta é a maior artéria do corpo. Ela é responsável pela irrigação sanguínea do organismo e contém sangue rico em oxigênio. Inicia-se após o ventrículo esquerdo e a valva aórtica. Pode ser divida didaticamente:

1-Aorta Torácica Ascendente
2-Arco Aórtico
3-Istmo Aórtico
4-Aorta Torácica Descendente
5-Aorta Abdomina

A aorta(em vermelho)

A aorta(em vermelho)

Quais os fatores de risco para doença na aorta?
Aterosclerose, hipertensão arterial sistêmica, doenças sistêmicas, Síndrome de Marfan, outras

Quais as doenças mais comuns?
Dilatação, dissecção, estreitamento e rotura.

O que é dilatação da aorta?
A dilatação da aorta quando importante é denominada aneurisma. Dependendo da porção da aorta acometida, a dilatação é medida em centímetros, e pode ser considerada aneurisma.

Parâmetros de diâmetro de aorta.

Parâmetros de diâmetro de aorta.

O que é dissecção da aorta?
A parede da aorta possui três camadas: adventícia, média e íntima. A íntima é a única camada que tem contato com o sangue, quando o sangue penetra entre a íntima e a média ocorre a dissecção. A dissecção usualmente progride rapidamente podendo levar a rotura ou obstrução dos vasos que saem da aorta. Portanto, é uma doença extremamente grave com índices de mortalidade e morbidade altos.

Dissecção de Aorta por RNM.

Dissecção de Aorta por RNM.

O que é estreitamento de aorta?
Na verdade este termo “estreitamento de aorta” não é utilizado. A aorta geralmente apresenta “estreitamento” devido a doenças congênitas, que o indivíduo já apresenta ao nascimento, como a coarctação de aorta.

O que coarctação de aorta?
A Coarctação de Aorta é um estreitamento que ocorre no istmo da aorta. Com isto ocorre dificuldade de passagem do sangue por este estreitamento, causando aumento da pressão nas artérias do cérebro e braços e diminuição da pressão nas víceras e pernas. O indivíduo pode descobrir que é portador de coarctação de aorta até na adultidade.

Coarctação de Aorta- A/B ou C.

Coarctação de Aorta- A/B ou C.

O que é rotura de aorta?
Ocorre usualmente devido a uma dilatação prévia ou durante uma dissecção. Podemos comparar a aorta a uma bexiga, quanto maior esteja mais fácil estourar. Trata-se obviamente de uma condição gravíssima.

Como se descobre as doenças da aorta?
Através de avaliação clínica pode ser muito difícil determinar a doença na aorta, portanto os exames de imagem como Ecocardiograma transesofágico, Angio-Tomografia ou Angio-Ressonância Nuclear Magnética são fundamentais.

Como se trata aneurisma de Aorta?
Depende de suas medidas e extensão. Pode ser necessário cirurgia, locação de Stent(tubos expansíveis) ou procedimento conjuntos/híbridos.
Como se trata aneurisma torácico e tóraco-abdominal?
São cirurgias de grande porte com um índice alto de complicações. Portanto, precisa-se estudar cada caso individualmente para definirmos a possibilidade de cirurgia ou colocação de Stent.

Comparação entre abordagem cirúrgica e Stent(Aorta Descendente).

Comparação entre abordagem cirúrgica e Stent(Aorta Descendente).

Como se trata dissecção de aorta?
Se for aguda, ou seja esteja se iniciando há algumas horas, precisamos definir com Angio-TC ou Angio-RNM a origem da dissecção e a extensão. Com estes dados pode-se desencadear uma cirurgia de emergência(risco de vida) ou controle rigoroso em UTI.

Como se trata coarctação de aorta no adulto?
O tratamento é cirurgia. No adulto precisamos definir com Angio-TC ou Angio-RNM a extensão da coarctação e a quantidade de colaterais formadas. Com isto o médico poderá propor qual o tipo de cirurgia. Existem algumas possibilidades de cirurgias: correção com retirada do estreitamento e reconstrução local, interposição de tubo, interposição de artéria subclávea, etc.

O que é parada circulatória total?
A parada circulatória total é uma técnica utilizada em cirurgias de aorta que afetam o arco ou  aorta ascendente distal. É necessário a utilização de circulação extra corpórea, diminuição da temperatura corporal (hipotermia  profunda) e subsequentemente parada da circulação de sangue pela máquina/corpo. A função das células e órgãos é protegido pela queda do metabolismo(funcionamento celular) por um período de tempo. Assim o cirurgião cardiovascular pode ter acesso e operar todos os vasos arco aórtico. (vide Informações ao Paciente & Família- O que é Circulação Extra-Corpórea)

Quais os riscos da parada circulatória total?
O organismo reage com alteração na coagulação(capacidade de interromper sangramento), função renal, e principalmente o cérebro que é mais sensível, para protege-lo recebe fluxo de sangue retrógrado(retroperfusão cerebral) ou anterógrado seletivo(na carótida ou tronco bráquio-cefálico). Sem dúvida as piores seqüelas podem ser no sistema nervoso central(cérebro), podendo desenvolver acidente vascular cerebral(derrame).

Quais são complicações possíveis numa cirurgia?
A cirurgia cardiovascular interfere literalmente com o funcionamento de todo o organismo, isto implica a possibilidade de qualquer sistema entrar em falência. Obviamente, tomamos todas as medidas de proteção orgânica.

Vamos didaticamente dividi-las por sistemas orgânicos, vou descrever em linhas  gerais as complicações possíveis de uma cirurgia do coração:

1. Sistema cardiovascular: Arritmias, bloqueio cardíaco(temporário ou definitivo), baixo débito cardíaco, insuficiência valvar residual, comunicações camerais residuais, disfunção ventricular, vasoplegia, choque, síndrome da resposta inflamatória sistêmica, dificuldade me retirar/desmamar drogas vasoativas, necessidade de balão intraórtico, infarto do miocárdio, etc

2. Sistema renal: insuficiência renal aguda, hemoglobinúria, necessidade de diálise no pós-operatório, etc

3. Sistema hematológico(sangue): coagulopatia(alteração na capacidade de formar coágulos pelo organismo), anemia, plaquetopenia(queda no número de plaquetas), hemólise, sangramento por coagulopatia, etc

4. Sistema respiratório: dificuldade em oxigenação, edema pulmonar, lesão pulmonar mínima, lesão pulmonar importante, necessidade de altas concentrações de oxigênio, necessidade de suporte com ventilação mecânica prolongado, necessidade de traqueostomia, derrame pleural, etc

5. Infecciosas: broncopneumonia, infecção urinária, infecção de pele, mediastinite(infecção cirúrgica profunda), endocardite, infecção em cateteres, etc

6. Sistema nervoso: AVC(acidente vascular cerebral) conhecido como derrame, irritabilidade, convulsão, alteração no sono e apetite, alteração no humor, paraplegia(específico de cirurgia de aorta descendente), etc

O que é paraplegia?
Paraplegia é a ausência de movimentos da cintura para baixo. Pode ocorrer em cirurgias de aorta descendente (coarctação de aorta, aneurisma, dissecção). Ocorre devido a lesão da medula espinha por isquemia(baixa oxigenação). Uma série de medidas são tomadas durante a cirurgia para evitar esta complicação: hipotermia, pré-condicionamento isquêmico, hipertensão controlada durante o pinçamento, tempo de pinçamento, drenagem e pressão liquorica(casos específicos), assistência atrio esquerdo-femoral(casos específicos).